Pesquisar

domingo, 12 de outubro de 2014

A RECOMPENSA DA HONRA: PLENO GALARDÃO


“Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
1 Pedro 2:17-18

Introdução:

Deus é criador da autoridade, mas não é criador da crueldade. O homem é responsável por seus atos maus e não Deus. Toda a autoridade procede dEle, mas nem toda anda nos seus caminhos. Devemos então nos submeter às autoridades cruéis quando nos maltratam?

  1. O temor. O segredo na ordenança de Pedro está no termo “temor”. Temos a tendência de declarar que as autoridades devem conquistar o nosso respeito. No entanto quando tememos ao Senhor, esse respeito não precisa ser conquistado, ele é reflexo do entendimento de que as autoridades são constituídas por Deus.
    • “... aos maus...” – mau = perverso(gr skolios). Significa torto, mau, maldoso, injusto. Surge o questionamento. Como Deus, um pai amoroso, quer que eu, seu filho me submeta a um líder com tais características?
                                                               i.      Se formos tratados injustamente, nossa obediência em nos submetermos colocará nosso caso nas mãos de Deus. I Pe 2.21-23;
                                                              ii.      Fomos chamados a devolver honra e benção em troca de um tratamento injusto. (I Pe 3.9); Quando assim fazemos, nos posicionamos para receber a recompensa.
                                                            iii.      Ao confiarmos em Deus em vez de nos vingarmos, o caráter de Deus é formado em nós.( I Pe 4.1);

  1. Honrando líderes civis.(Rm 13.3-7).
    • Exemplos desse tipo de autoridade: polícia, corpo de bombeiros, vereadores, deputados, etc. 
    • Como tratamos tais autoridades, como poderemos honrar tais autoridades. Ver exemplo da igreja americana;
    • Quando honramos nosso líderes civis, além de estarmos obedecendo a Deus, passamos a contar com a admiração da comunidade por nossa boa reputação. (At 5.13);
    • Não temos a liberação de Deus para expor e até mesmo amaldiçoar as autoridades. O que podemos fazer é orar pelas mesmas. (I Pe 2.17); 
Conclusão:

Para cada nível de honra, uma recompensa específica e parcial em relação ao todo. Honrar a todos que Jesus enviar a nós, em todos os níveis, é o caminho para a plena recompensa.

Obs.: Baseado no livro a Recompensa da Honra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário