Pesquisar

terça-feira, 23 de setembro de 2014

A RECOMPENSA DA HONRA: HONRANDO LÍDERES DOMÉSTICOS


“Vós mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isso é agradável ao Senhor.”
Colossenses 3:18-20

Introdução:

Sabemos que honrar é valorizar, tratar como precioso, com estima, com respeito, com olhar favorável. Esse conhecimento é indispensável para entender a dinâmica da honra em uma família.

  1. COMO FILHOS. (Ef 6.2-3). Honrar nossos pais não é uma sugestão, nem uma recomendação. Trata-se de um mandamento. Ignorar seus mandamentos é prova de eu de fato nunca tivemos um encontro genuíno com Jesus (I Jo 2.4). A desonra aos pais tem sido uma constante nos dias atuais. Os enredos de filmes, considerados inofensivos, entretanto a maneira como os filhos conversam com seus pais é uma história bem diferente. Tratam seus pais como pessoas estúpidas e ultrapassadas. Desconsideram suas instruções abertamente, e geralmente terminam com os filos saindo como heróis, ou conquistando os desejos do seu coração, muito embora tenham tratado seus pais com desprezo (Dt 27.16).  A análise detalhada no texto de Efésios nos permite verificar uma recompensa dobrada nesse princípio. O sucesso na vida(paz, alegria, saúde, amor) e uma vida longa(não morrer prematuramente de doença fatal, acidente de carro, etc.).
    • O exemplo de Cam (Gn 9.19-27). Cam descobriu a seu pai, agiu com desonra e colheu para sua geração a recompensa pela desonra. Essa palavra se cumpriu em sua totalidade quando os cananeus foram vencidos pelos filhos de Israel. O relato de Cam foi verdadeiro, mas ele não poderia o desonrar, mesmo diante de sua falha.
    • O exemplo de Rúben (Gn 35.22). Após a morte de Raquel, Rúben o primogênito de Israel(Jacó), se deitou com Bila, a serva de Raquel dada por ela a Jacó para que este a tomasse e tivesse filhos com ela. Rúben vivera em agonia vendo a rivalidade entre sua mãe e Raquel crescer. Ele se ressentia pelo fato de que seu pai favorecia a Raquel e desprezava sua mãe. É bem possível, que sexo não foi a única causa, ele queria de fato envergonhar a tenda de Raquel. A sentença de Deus para ele foi terrível (1 Cr 5.1). As atitudes de Jacó estavam erradas, mas aquilo que ele enxergava envenenou seu coração. Ele abandonou a honra, permitiu que a desonra crescesse a ponto de justificar o seu comportamento desonroso e isso lhe rendeu a perda da primogenitura.
    • Não podemos permitir que os erros dos outros afetem nosso comportamento ( Sl 106.32-33). Não podemos desculpar o nosso mau comportamento alegando o mau comportamento dos outros.
    • Devemos sempre honrar e nos submeter às autoridades. No que se refere à obediência, não devemos obedecê-la se  a mesma nos incita a desobediência da palavra de Deus.

  1.  O Chamado da Esposa a Honra (Ef 5.23,24).  O marido é o chefe da casa. Isso não foi criado por pelos machistas. É impossível, haver a verdadeira paz e benção em um lar onde a esposa lidera ou domina, onde o marido é desrespeitado.
    • A mulher deve sujeitar-se, em tudo, ao marido, da mesma forma que a igreja se sujeita a Cristo;
    • A mulher deve reverenciar seu marido. Ef 5.33;
    • Quando uma mulher de Deus valoriza seu marido como o líder do lar, ela receberá a recompensa da honra, que poderá vir diretamente através dele ou por outros meios.
    • Até mesmo as mulheres com maridos não salvos, devem honrá-los (I Pe 3.1-2). Nesses casos, não é a pregação que os levará a Cristo e sim o comportamento em honrá-los.
  2. A honra no Lar – A esposa. (I Pe 3.7). A expressão mais frágil nesse texto fala da força física da mulher. Se os maridos não são capazes de honrar suas esposas, suas orações podem não ser atendidas. O oposto também é verdade. O não ter as orações atendidas será reflexo da desonra nos dois casos.
    • Honrar as esposas é ouvi-las. Desprezar esse fundamento, é perder a oportunidade de ouvir da sabedoria de Deus. Ver exemplo do círculo.
    • Honrando como parte mais frágil. Devemos tratá-las como damas. Devemos protegê-las. No reino de Jesus, liderar é servir e não dominar. Como marido, o único momento em que suas decisões devem prevalecer é quando você estiver certo de que aquela será a melhor opção paraela, para sua família, ou para o reino de Deus. Nesse sentido, honrar é valorizar suas escolhas, suas necessidades e isso trará recompensas extraordinárias.
    • Honrando como co-herdeiras. Isso significa que elas são iguais em sua posição diante de Deus. Os homens não desfrutam de nenhum benefício perante Deus por ser homem. O favor de Deus pode ser retido em famílias e até mesmo igrejas que veem a mulher como espiritualmente inferior ao homem.
    • Honrem suas esposas e façam disso um modo de vida; a recompensa que Deus tem para lhes dar através dela é maior do que podemos imaginar.
Conclusão:

Somos instruídos a honrar não apenas em consideração ao outro, mas também por nós. Pessoalmente ficamos no prejuízo se retivermos a honra a quem ela for devida. Devemos honrar não apenas pelas recompensas, devemos honrar porque está no coração de Deus, e por isso deve ser nosso prazer.

Obs.: Baseado no livro a Recompensa da Honra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário