Neemias: 8:8-10
E leram no livro, na lei de Deus: e declarando, e
explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.
E Neemias (que era o governador), e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que
ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor,
vosso Deus, pelo que não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo
chorava, ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as
doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si, porque este
dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa
força.
INTRODUÇÃO
·
Deus é a nossa fonte, dEle devemos receber
tudo que precisamos, inclusive a nossa força.
·
A “alegria do Senhor” é
a nossa força.
·
Sl 16:11: “Far-me-ás ver a vereda(os caminhos) da vida; na tua presença há abundância(plenitude) de alegrias; à tua mão direita há delícias
perpetuamente.”
1. O contexto histórico de Judá
no período de Neemias.
a. Jerusalém havia sido destruída por Nabucodonozor (
586 aC);
b. Neemias está cativo, assim como parte do seu povo.
i.
Ele serve ao rei Artaxerxes, na
cidade de Susã, capital de inverno do império persa.
ii.
Ele recebe a visita de seu
irmão que estava em Jerusalém.
iii.
Neemias busca informações de
como estava Jerusalém. (Ne 1:2 – 4)
c.
Duas grandes comitivas haviam sido enviadas a
Jerusalém antes de Neemias:
i.
Zorobabel - 538 a.C.,
ii.
Esdras - 458
a.C. ( 80 anos depois)- Destaca-se
pela reconstrução do templo;
iii.
Neemias – 13 anos depois – Destaca-se pela restauração das
muralhas de Jerusalém.
1.
O templo restaurado fala de nosso novo nascimento;
2.
A restauração das muralhas e das portas de
Jerusalém, fala da necessária restauração da nossa alma.
2. Definindo força:
a.
Aquilo que é capaz de produzir ou acelerar
movimentos;
b.
Aquilo que é capaz de oferecer resistência;
c.
Força também produz deformações em
estruturas;
d.
Ver exemplo de um trem em movimento. Para parar
esse trem, é preciso aplicar uma força maior, a isso chamamos resistência,
do que a força aplicada para que ele continue em movimento.
i.
A simples falta de combustível,
interrompe a força e o movimento desse trem. A alegria do Senhor é
o nosso combustível.
3. Definindo “A alegria do Senhor”:
a.
Gálatas 5:22 “O fruto do Espírito é: amor, alegria, paz,
paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.”
i.
A
alegria aqui destacada é
um fruto, um resultado da ação
do Espírito Santo em nossas vidas.
b. Lucas
10. 17-20 “Voltaram os setenta com
alegria, dizendo Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos submetem.
Disse-lhes Jesus Eu vi satanás, como raio, cair do céu. Eu vos dei autoridade
para pisar serpentes e escorpiões e toda a força do inimigo, e nada vos fará
dano algum. MAS NAO VOS ALEGREIS PORQUE
OS ESPIRITOS VOS SUBMETEM, ALEGRAI-VOS ANTES POR ESTAREM OS VOSSOS NOMES
ESCRITOS NOS CÉUS.”
i.
Os
milagres nos alegram, mas a alegria que nos fortalece é a de termos nossos
nomes escritos no livro da vida. Mas a alegria verdadeira é fruto de um
entendimento do que é “eterno”.
c. Jo
16:22: “Assim
também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se
alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar” .
i.
Jesus começa a falar aos discípulos
sobre Sua morte quando os discípulos se entristecem Ele afirma que
quando eles o vissem novamente, depois da ressurreição, eles
seriam tomados de tanta alegria que nada, nem ninguém poderia tirá-la
deles.
d. A palavra
hebraica para alegria é “chedvah”, que vem de “chadah” e traz a ideia de “união”.
i.
Ou seja, a alegria é um campo de batalha
espiritual, pois o cristão, quando está unido a Deus, exulta de alegria, ainda
que em meio à tribulação.
ii.
Se o inimigo conseguir tirar a alegria do cristão,
ele quebra sua unidade com o Senhor. Ter alegria (chadah) é estar unido
(‘achad) a Deus.
e. Outra
curiosidade é que, em hebraico, as palavras “alegria” (chadah), “união” (‘achad) e “enigma” (chiydah) possuem a mesma origem.
i.
Isso nos lembra o costume de Cristo de falar por
meio de parábolas, atitude que irritou a muitos, mas trouxe força e
esclarecimentos para aqueles que buscaram compreendê-las.
f.
Outra
variação dessa mesma palavra, “cheder”, significa “quarto”:
i.
Fala de
proteção - (chadar) - cercado de paredes.
ii.
Fala de
intimidade e isolamento – Nossa alegria, quando verdadeira, não se baseia em pessoas, onde estamos e o que estamos fazendo. Se estivermos sozinhos, o autor
da nossa alegria, o Espírito Santo de Deus está conosco.
CONCLUSÃO - A alegria do Senhor é nossa força!
O homem
que está verdadeiramente em união (‘achad) com Deus possui alegria (chadah)
porque tem a força de uma espada afiada (chadad). Em hebraico, os termos
“união” (‘achad) e “afiado” (chadad) são semelhantes devido à ideia de que os
dois lados da lâmina de uma espada se unem para formar uma ponta afiada. Dessa
maneira, vemos que o cristão que se une a Deus é afiado como uma espada e forte
na batalha, pois a alegria do Senhor é uma de suas armas de guerra.
Fontes de
consulta:
Daniel Lopez
Jornalista e
doutorando em Linguística na Universidade Federal Fluminense
(UFF). É também professor universitário,
tradutor e diretor do programa e ministério Desvendando o Original.
Livro: Verdades
que transformam – Bispo Cirino.
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