Pesquisar

domingo, 26 de junho de 2016

Cristo Jesus Nossa esperança eterna.

1 Timóteo: 1. 1. Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, esperança nossa. 2. a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. - Bíblia JFA Offline

Contexto.
# Paulo se encontra na Macedônia, provavelmente em Filipos.
# Ele escreve a carta por volta de 62 dC. No intervalo entre duas de suas prisões em Roma.
# Ele escreve pata Timóteo em Éfeso.
# Havia naquele momento, em Éfeso, forte perseguição à igreja, por parte das autoridades. Mas também dentro da própria igreja, onde muitos se levantavam em oposição a própria igreja.
# Se fóssemos atribuir um título a essa epístola, certamente seria "Como proceder na casa de Deus.
# Nesse cenário, Paulo escreve orientando Timóteo a marter viva sua "esperança".

1 - O que é esperança?
@ A outra, “expectativa, em geral, espera”. É uma esperança vazia, que representa não uma qualidade de espírito, mas uma simples descrição de um fato. Ela pode muito bem ser trocada pela palavra “espera”.

@ A palavra “esperança” vem do latim spes, cujo significado é “confiança em algo positivo”.
   # Ela é chamada por Paulo de “âncora da alma”:

2 - Jesus é esperança para nossa vida eterna.

@ Romanos: 8. 18. Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
@ Colossenses: 1. 27. a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
@ Filipenses: 3. 20. Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 21. que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.

3 - Jesus é a esperança na vida terrena.

@ Esperança de que as promessas de Deus podem se cumprir:
    # Hebreus: 10. 22. cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23. retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa;

@ Esperança de que estando em Deus, teenho resultados na minha vida.
    # Jr 17. 7-8: “Bendito é o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”.

@ Esperança de que as piores situações são nada diante de Deus.
    # Jó: 14. 7. Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. 8. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,
    # Quando nosso ramos estão secando, nossa esperança está morrendo. Precisamos sentir o cheiro das águas.

CONCLUSÃO
Precisamos de uma auto avaliação. Nossa esperança reflete a esperança genuína ou a deturpada pela cultura popular? Ter a verdadeira esperança nas promessas de Cristo, principalmente na sua maior promessa que é Sua vinda, é muito importante. Pode determinar a intensidade de minha vida terrena, mas poderá me privar também da eternidade ao lado do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário