Pesquisar

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Crescimento e permanência

Para crescermos em Deus e permanecermos firmes em Sua casa, precisamos entender alguns conceitos importantes que nos levará a esse objetivo.

 

Ao lermos 2 Pedro 3:17-18, vemos o que o Senhor tem nos orientado.
Vejamos:

17. Sendo assim, amados, estando bem informados, guardai-vos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair.
18. Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém.
           

Primeiramente, precisamos estar bem informados.

Quando as informações chegam até nós, precisamos analisá-las e buscar sua veracidade. Não basta estarmos apenas informados, mas bem informados acerca dos detalhes, para não ferir os princípios morais.

Quando não temos informações ou estamos mal informados, sem ter certeza da veracidade dos detalhes, somos induzidos ao erro e à queda. Sendo assim, não devemos compartilhar informações sem atentar para isso.

O texto segue explicando que devemos crescer na graça e conhecimento do Senhor Jesus e, para isso, precisamos seguir alguns passos:

1 – Viva com Deus

Para crescer em Deus, precisamos viver com Ele. Ter uma vida de oração é fundamental, pois a oração gera em nós intimidade com nosso Senhor.

2 – Tenha experiências com Deus

Nossas experiências nos trouxeram até aqui, mas para onde elas nos levarão?

A resposta para essa pergunta não está na experiência de “saber fazer”, mas na experiência de “saber quem somos”. Quanto mais quisermos subir, mais experiências precisamos ter.

Ao crescermos, precisamos das experiências para permanecermos lá. Muitos crescem e alcançam lugares altos, mas não possuem a experiência necessária para permanecer.

Quando falamos de crescimento e multiplicação, estamos falando de vida. Assim, o que vai nos habilitar para novos desafios é o crescimento.

Podemos comprovar isso lendo Lucas 2:40, que diz:

"E o menino ia crescendo e fortalecendo-se, ficando cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele."

Nesse texto, podemos observar que o crescimento de Jesus era suave, era um crescimento natural. Mas, ao lermos Lucas 2:52, existe também um outro tipo de crescimento. Vejamos:

"E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens”.

Esse segundo tipo de crescimento foi provocado por meio da experiência que Jesus tinha com Deus e com sua missão. Inclusive, ao que parece, Jesus, propositalmente, provocou uma crise no relacionamento com seus pais para lembrar que sua missão não era ser o filho deles.

 

Para refletirmos:

Qual é a nossa maior experiência com Deus?

Quanto estamos dispostos para provocar novas experiências em nossas vidas?

 

Há um outro exemplo de apóstolo que sustentou seu ministério e sua vida nas suas experiências com Deus. Estou falando de Paulo. Desafio a cada um de vocês a conferir sua história e sua trajetória de crescimento em Deus e colocar sua opinião aqui nos comentários.